sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Sabe calcular o Lucro Líquido de sua empresa ?


Como uma empresa pode gerar lucro líquido? Primeiramente vamos definir o conceito de lucro líquido e prejuízo:
 
 

Lucro líquido é o resultado positivo gerado pelo total de receitas diminuído do total de custos e despesas em um determinado período e já descontado os impostos relacionados a atividade fim. O prejuízo se caracteriza quando a empresa não consegue atingir o seu ponto de equilíbrio e gera um resultado negativo. Quando gerado o lucro líquido, o montante total é redistribuído aos sócios ou acionistas da organização ou até mesmo reinvestido na própria empresa, visando seu crescimento.

Para entender um pouco melhor o conceito de lucro líquido vamos observar a tabela 01 abaixo:
 
Receita total (Vendas)
(-) Custo
(-) Despesas
(-) Impostos
= Lucro Líquido ou Prejuízo

Tabela 01: Definição de Lucro Líquido ou Prejuízo





Saber se o seu negócio está dando certo ou não remete a simplesmente questionar: temos lucro ou temos prejuízo em nosso resultado financeiro final? A pergunta cabe em qualquer tempo e deve ser respondida com regularidade. Depois que já vimos como mensurar a receita bruta total, os custos fixos e variáveis, a margem de contribuição por produto e por fim, como calcular o ponto de equilíbrio de uma empresa. Chegamos ao ponto crucial para sabermos se a empresa está gerando valor para o empreendedor ou se está dando prejuízo. Primeiramente temos que encontrar o lucro bruto e a partir dele, calcular o lucro líquido da empresa.

A apuração do lucro bruto ou prejuízo é muito simples de ser calculada, pois nada mais é que o somatório de todas as receitas das mercadorias e/ou serviços vendidos menos todos os custos (fixos e variáveis) que saem dos cofres da empresa. Mensurado o lucro bruto, descontamos os impostos relativos ao setor de atuação do negócio e encontraremos o lucro líquido ou prejuízo apurado em um determinado período.
 
Qualquer dúvida me mande um e-mail ou comentário que tentarei ajudar.
 
Um abraço
Álvaro Quintana

0 comentários:

Postar um comentário