quarta-feira, 10 de julho de 2013

O PREÇO DA INCOMPETÊNCIA



Essa semana me deparei com um caso muito interessante e vou compartilhar com vocês.

Compramos um produto em uma empresa que prometeu entregá-lo na mesma semana. Obviamente, isso não aconteceu e nenhuma pessoa dessa empresa entrou em contato para informar o que tinha acontecido. Então, ligamos para saber o que tinha ocorrido com o nosso pedido. É aí que começa a grande falta de comprometimento com o cliente:

Eis a ligação:

Comprador - Boa tarde fulana... Não entregaram o nosso produto no dia tal, conforme combinado anteriormente.

Vendedor - Ah, sim... Estamos com um problema e todos os pedidos estão atrasando mesmo. Isso é normal.

Comprador (Ainda paciente) - Tudo bem, mas quando será realizada a entrega do meu produto ?

Vendedor - Não sei não, estamos sem previsão.

Comprador (Já começando a se irritar) - Como assim, sem previsão ?

Vendedor - O problema é na fábrica e não sei informar

Comprador (Irritado) - Filha , como você não sabe me informar quando minha compra irá ser entregue ? Pelo amor de Deus, como essa empresa ainda está aberta ?

Vendedor - É que damos preferência a compras grandes, acima de 500 unidades.

Comprador (Muito irritado) - Então você avisasse na hora da compra que eu procuraria outro lugar pra comprar e é o que muitos outros clientes devem estar fazendo, por sinal.

Vendedor (fica mudo)

Comprador - Ok, me avise quando o produto será entregue. Obrigado Tchau.

E o produto chegou no dia seguinte...

Muitas empresas perdem muitos cliente pela incompetência de alguns funcionários mal treinados. É muito importante para a empresa que deixe seus colaboradores cientes da importância de cada cliente para a Empresa. Acredito que muito de vocês já passaram por situações semelhantes a essa e é realmente revoltante. Além disso, o custo de captar um cliente chega a ser cinco vezes maior do que simplesmente mantê-lo fidelizado.

Abs,
Álvaro Quintana

2 comentários:

  1. Por isso que o pós-venda é muito importante...pelo menos dá um suporte para o pessoal de vendas mal treinado.

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  2. Com certeza Filipe Sales, o pós bem feito elimina este tipo de problema. Caso seja realizado um plano de ação em cima da reclamação.

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