quinta-feira, 4 de julho de 2013

Expansão do Crédito bancário no Brasil



     Essa matéria saiu no Jornal O Globo impresso em 24/06/2013 e confesso que me deixou um pouco preocupado.

     Sem entender muito de economia podemos observar que o aumento de crédito em relação ao nosso PIB mais que duplicou em 10 anos, foi de 26% para 54% e até aí tudo bem, mas o pior é esse crédito ter aumentado no último quadrimestre de 2013 (Jan a Abr) em relação ao quadrimestre em 2012 (Jan a abr) pelos bancos públicos e ter retraído no mesmo período pelos bancos privados. Isto pode significar que alguém já está enxergando que temos um problema de crédito à vista. Dar crédito bancário de 2,45 trilhões tendo um PIB de 4,4 trilhões (dados de 2012) é algo normal ?

     O aumento do crédito era para alavancar a economia e consequentemente gerar um PIB maior e o que está acontecendo é ao contrário. Estamos com perspectivas de entrar em uma Estagflação.

Estagflação, nada mais é, que a estagnação da economia. Onde há diminuição das atividades econômicas no País. Diminuindo essas atividades econômicas, empresas podem demitir, assim aumenta o desemprego, aumento da inflação e por aí vai!!!

Ou seja meus amigos:

Não estamos investindo o crédito de forma adequada ou esse dinheiro está descendo por algum tipo de ralo clandestino.



Este gráfico é de 2012 e representa em termos percentuais a dívida pública em relação ao PIB. Já devemos quase 70% do que produzimos.

Acho que o povo está começando a enxergar alguma coisa! Vale a reflexão!!

Abs,
Álvaro Quintana

   

0 comentários:

Postar um comentário