sábado, 22 de junho de 2013

Razão X Emoção... Eis a questão


RAZÃO X EMOÇÃO

     Esta foi uma enquete, muito interessante por sinal, retirada da revista Você S/A deste mês (Edição 181) e tudo bem que o público alvo da revista contém boa formação e são pessoas com nível de escolaridade alto, mas eu duvido que esta enquete esteja correta... Correta no sentido de as pessoas participantes estejam analisando verdadeiramente como tomam decisões e sendo sinceras consigo mesmas.
    Muitas pessoas até acham que tomam decisões baseadas em seu lado racional, mas pelo que vejo nas organizações os dados se mostram contrários. Muitas vezes, até em nossas compras pessoais tomamos decisões com a emoção... Quer um exemplo claro ?Vai pro supermercado com fome (Rs) e você comprará bem mais supérfluos do que de costume.

Com o surgimento das compras coletivas então, nem se fala. Quem nunca comprou algum voucher que acabou o prazo e nem foi utilizado?

É difícil para o Ser Humano assumir esse tipo de decisão... Ah demiti fulano porque não gostava dele, isto não existe, pois o tomador de decisão vai sempre buscar "razões" lógicas para sustentar sua tomada de decisão. Senão como ele vai explicar para o RH ?

Como são tomada decisões baseadas em racionalidade ?

Temos que ter evidências, dados históricos e muita informação para tomarmos decisões corretas e muitas vezes nem com todos estes orientadores tomamos decisões 100% corretas. O que vejo em muitas empresas é a falta de tempo para a análise nas tomadas de decisão, muita das vezes a decisão é demandada pra ontem e o gestor mal tem tempo para avaliar a real situação do problema.

Um abraço
Álvaro Quintana

2 comentários:

  1. Essa sua última colocação é muito real. A falta de tempo,a necessidade de tomar decisões rápidas atrapalha os gestores. Mas acredito que aqueles que têm dados de sua gestão organizados e a avaliação da sua equipe em dia, têm menos problemas desse tipo.

    ResponderExcluir
  2. É Vivian. Por isso que as empresas hoje estão mais preocupadas com o Planejamento Estratégico, onde monitoram os principais indicadores para chegar aonde desejam. Com isso metas e funções bem estabelecidas facilitam as tomadas de decisão dos gestores.

    ResponderExcluir