sábado, 29 de junho de 2013

Dicas de Livros - Nos Bastidores da Disney

NOS BASTIDORES DA DISNEY     



      Tom Connellan é um dos maiores especialistas norte-americanos em fidelidade de clientes  e Nos Bastidores da Disney, ele conta os segredos desta maravilhosa fábrica de sonhos em forma de lições e mostra como a Disney faz para encantar todos os clientes que passam por lá.

      O tempo todo o livro mostra a importância da liderança no papel motivacional de sua equipe e, é essa motivação que fazem todos os colaboradores (Eles lá chamam de ELENCO) prestarem atenção no detalhe... Isso mesmo o foco é no detalhe e para isso sua rotina operacional deve estar 100% alinhada e funcionando a pleno vapor. Só assim conseguem ir além e observar o comportamento emocional de seus clientes.

      Muitas empresas não prestam atenção em seus clientes e são eles que fazem a roda girar. Quem não fideliza clientes está praticamente fadado ao fracasso, pois o custo de se conquistar um cliente novo no mercado chega a ser 5 vezes o de manter um. Já parou pra pensar nas altas verbas de marketing ?

     Pra finalizar vou descrever uma carta que está na página 82 deste livro e que exemplifica exatamente o que é  prestar atenção no detalhe.

"Cara Disney:

     Recentemente, minha família desfrutou de férias magníficas no Magic Kingdom. Mas um acontecimento tornou nossa visita realmente mágica. Chegamos no começo da fila da Space Mountain, e só lá fomos informados de que nossa filhinha Glória não podia tomar sorvete no passeio. Certo, devíamos ter imaginado isso desde o início, mas era tão grande a excitação por estarmos lá que sequer pensávamos.
Glória pôs-se a chorar e ficamos sem saber como agir. Foi então que um dos membros do elenco - Murphy - Chegou, se agachou e disse à Glória que ele iria tomar conta de seu sorvete, devolvendo-o quando acabasse o passeio. Glória disse: "Promete?" Então, deu a Murphy o sorvete e divertiu-se no passeio.
      Na Saída, a nova amiga de Glória estava lá com um sorvete. Sabemos muito bem o que aconteceu, pois um sorvete não dura 20 minutos em uma tarde de verão na Flórida. Murphy sabia o horário de nossa saída, foi até o carrinho mais próximo e comprou outro sorvete 30 segundos antes de caminharmos pela saída. Glória disse "Obrigada", mas creio que, como toda criança, imaginou que fosse a mesma casquinha de sorvete.
      Sabemos que ela saiu da rotina para tornar especial a nossa visita. Muito obrigada por ter feito algo acima e além do normal!"

Sua fã
Carmem Rivera

Este é apenas um, de muitos fatos que aconteceram na Disney.

Espero que gostem da Indicação.

Abs,
Álvaro Quintana

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