Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço...

Sempre aprendi - e concordei - que liderança se segue pelo exemplo. E não são estes exemplos que diretores de grandes organizações tem passado para milhares de colaboradores. Com certeza, a grande maioria sai por salários e benefícios maiores, e olha que a remuneração desses diretores não é coisa pouca não!!!! Mesmo assim, eles mudam de emprego como se estivessem trocando de roupa... Onde está a identidade com a Organização que eles mesmos pregam ?
Na verdade, o que fala mais alto é sempre ele, o famoso "faz me rir" ($$$$$)... Mas o que eu não entendo é essa hipocrisia que o mundo corporativo prega. Claro que existem pessoas com ideais de vida diferentes de tudo isso e são essas que eu admiro e respeito. Infelizmente, a grande maioria dos RH´s das Empresas estão ali pra passar a imagem de que todos os colaboradores estão felizes, organizar aquela festança de final de ano e mostrar que a saúde da organização anda de vento em poupa.
Acho que todo mundo gostaria que os RH´s focassem no melhor da sua função: avaliar cada colaborador periodicamente e passar transparência em um plano de cargos e salários bem definido; identificar e transmitir os gaps de conhecimento para cada colaborador e instruí-lo para que possa galgar novos desafios e melhorar sua carreira. Ouvimos muito na atualidade os termos "Gestão por Competência" e "Gestão do conhecimento", mas na prática são raras as empresas que fazem algum tipo de trabalho relativo a estes temas.
FALAR É FÁCIL. O FAZER É QUE É DIFÍCIL...
Abs,
Álvaro Quintana
0 comentários:
Postar um comentário