sexta-feira, 26 de julho de 2013

DÁ PRA VENCER A CORRUPÇÃO ?



Em meio as manifestações que estão ocorrendo em todo o Brasil, a revista Exame divulgou uma matéria muito interessante em sua edição desta quinzena (Edição 1045 de 24/07/2013). O tema é a corrupção no mundo.

Um dado interessante e que me chamou muita atenção é o seguinte: "Estima-se que a corrupção jogue no ralo até 2% do produto interno bruto (PIB) brasileiro. Em 2012, isso correspondeu a 85 BILHÕES de reais - O mesmo que o PIB do Uruguai." Me chamou atenção porque é uma estimativa, e quando se trata de estimativa, pode ser muito maior do que o informado e eu, sinceramente, acredito que seja.

O Brasileiro não tem a cultura baseada em informação e indicadores, o brasileiro tem a cultura do "jeitinho para tudo", então muitos dados são forjados para acontecer o que o chefe ou a empresa deseja. Portanto estes dados provavelmente estão distorcidos também. Eu mesmo já passei por uma situação, quando trabalhava com suprimentos. Uma empresa me ofereceu 5% de tudo que eu comprava com ela, caso eu a favorecesse nas negociações, recusei claro! Minha resposta foi bem clara: Dê os 5% de desconto para a empresa e seu preço será bastante competitivo no mercado e possivelmente você irá vencer os processos de compras, pelo menos desta empresa.

Agora vejamos as estatísticas:

O Brasil está em 69º lugar nas pesquisas internacionais sobre corrupção

Outra coisa que a Exame teve uma análise muito correta foi trazer as estatísticas sobre a impunidade:

de 250.000 (Isto mesmo 250 mil) processos somente 1.100 tiveram sentenças definitivas, ou seja, apenas 0,44% do total. O Brasil levaria 227 anos para o julgamento dos atuais processos. UM ABSURDO!!!

A Conclusão: "Não adianta aprovar uma lei e ela nunca sair do papel. Para coibir a corrupção, é preciso mais agilidade da justiça no julgamento dos casos - e punições rigorosas e efetivas."

Bem! Não preciso comentar mais nada depois dessa conclusão feita pela revista EXAME! Agora é o seguinte, isto só mudará quando realmente tivermos um governo decente e que quebre todos os paradigmas atuais nas gestões dos ministérios. Ah e só mais um detalhe... Que este governo não seja CORRUPTO.

Um abraço e até a próxima!
Álvaro Quintana


0 comentários:

Postar um comentário