sábado, 20 de julho de 2013

O DILEMA DAS MÉTRICAS DE BONIFICAÇÃO


      Este é um problema generalizado pelo qual as empresas vêm passando... Tenho acompanhado muitos casos que envolvem este tipo de situação. Vamos lá!!!
      Em uma empresa quem é a pessoa com mais informações confidenciais sobre um negócio ? Sim, correto, é o CEO. (Chief Executive Officer ou Presidente Executivo) Se os Presidentes começam a vender suas posições nas organizações, isto significa que os mesmos não acreditam mais tanto em sua organização, pois vendendo suas ações está deixando aquela participação de lado. Qual o comprometimento dele daqui pra frente ? Ele se manterá no cargo ? Provavelmente não.

      Para mim, os principais fatores que acarretam este tipo de problema são as métricas de bonificação nas empresas que dão brechas para que executivos aproveitadores cometam essas barbaridades e afundem a gestão de grandes empresas a partir de ações que beneficiem suas metas, mesmo sendo prejudicial a organização a longo prazo.

Gosto muito de utilizar um exemplo que criei e acho bastante didático:

      Vamos supor que um alto executivo da Cacau show decida diminuir custos operacionais. Ele identifica que o cacau é sua matéria prima mais cara e faz uma redução de 20% no percentual de cacau puro utilizados nos chocolates da empresa. No curto prazo o consumidor vai continuar comprando e vai demorar pra detectar essa diferença, mas no longo prazo ele vai deixando de considerar aquele o melhor chocolate a ser comprado. O Executivo baterá todas as suas metas de redução de custos, ganhará bonificações extraordinárias e poderá até se aposentar. Só que a consequência disto é que no longo prazo a empresa perderá seus clientes mais fiéis e ele provavelmente nem mais estará lá, para ver a atual situação da empresa.

      Sou a favor de metas e bonificações para os colaboradores em uma empresa, mas quando são exageradas e mal elaboradas podem se tornar um câncer para a própria organização.

Um abraço
Álvaro Quintana

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