Margem
de contribuição, como o próprio nome já diz, é a contribuição de lucro que cada
produto gera para a rentabilidade total adquirida pela empresa, ou seja, é a
diferença do preço de venda do produto pelo seu custo total unitário.
Margem de contribuição do produto = Preço de venda unitário - custo unitário
Muitos
micro e pequenos empreendedores não utilizam o cálculo da margem de
contribuição para a gestão de seus negócios, sendo que o cálculo da margem de contribuição
é de extrema importância e essencial para suporte as tomadas de decisão, pois
serve como um balizador para o cálculo real da rentabilidade por produto, ou
seja, a margem de contribuição diz exatamente o quanto cada produto gera de
resultado para o geral totalizado na empresa. Este indicador diz qual produto
está sendo mais rentável para o seu negócio e qual deles está contribuindo
menos e/ou até mesmo negativamente para o resultado final do negócio.
A
margem de contribuição é calculada com a diferença do preço de venda do produto
e o custo da mercadoria vendida (CMV) somado a outras despesas do negócio. Logo
a margem de contribuição é o quanto sobra de cada produto para gerar riqueza
pra empresa. O somatório geral de todas as margens de contribuição dos
produtos gera o lucro líquido total da organização.
Espero ter ajudado!
Abs
Álvaro Quintana
0 comentários:
Postar um comentário