segunda-feira, 28 de outubro de 2013

VOCÊ SABE ENCONTRAR O PONTO DE EQUILÍBRIO DO SEU NEGÓCIO ?

 conceito de ponto de equilíbrio em uma empresa, nada mais é que o ponto exato em que o volume de vendas consegue atingir o total de custos gerados pela empresa, ou seja, é a quantidade de produtos e/ou serviços que a empresa tem que vender para que cubra todos os seus custos fixos mais os custos variáveis gerados pela produção destes produtos e/ou serviços vendidos. É o ponto exato em que a empresa deixa de dar prejuízo e passa a gerar lucro.

Receita total - Custo total = ZERO

O ponto de equilíbrio é um fator determinante para calcular a viabilidade de um negócio, pois é o ponto exato em que a empresa deixa de gerar prejuízo e entra na faixa do lucro.
“O ponto de equilíbrio da empresa (PE) (break-even point, como chamam os americanos) é o menor valor de vendas necessário para que não ocorra prejuízo nem lucro. Isto é, pagam-se todos os custos variáveis e todos os custos fixos, nada sobrando como resultado.” (SEBRAE 2007).

No ponto de equilíbrio é que calculamos a partir de que quantidade vendida a empresa começará a gerar o tão sonhado lucro, para isso temos que mensurar corretamente todos os custos fixos e variáveis do negócio e determinar de forma clara a margem de contribuição de cada produto. Assim podemos ter o panorama correto da situação da empresa no mercado atuante e posicioná-la de forma correta. Para demonstrar de forma gráfica, vejamos a figura 1 abaixo:



0 comentários:

Postar um comentário