Um problema crítico que muitos empreendedores enfrentam no dia a dia de seus negócios e a identificação correta de seus custos e despesas. Para isso decidi postar este conteúdo para que algumas dúvidas sejam eliminadas.
Muitos comerciantes e donos de pequenos negócios trabalham o mês inteiro pra chegar no final do mês e não "ver a cor do dinheiro" e muita das vezes isso ocorre porque não fazem uma gestão correta dos custos de seu negócio.
Custo
total são todos os custos e despesas que saem do caixa da empresa em um
determinado período. É o total de custo fixo da empresa somado ao total de
custo variável, ou seja:
Custo total = Custos fixos + Custos variáveis
Custos
fixos são aqueles que se mantêm sem variação, não dependendo do volume de produção ou das vendas em um determinado período. Eles existem independentemente de a empresa vender muito ou pouco. São
exemplos de custos fixos:
- Aluguel
- Água
- Luz
- Telefone
- Salários
administrativos
- Limpeza
- Manutenção
Custos
Variáveis são os custos que variam de acordo com o volume produzido pela
empresa, ou seja, ele acompanha o nível de produção realizado pela organização.
São exemplos de custos variáveis:
- Matéria-prima
- Embalagem
- Mão
de obra direta
- Comissão
de vendedores
- Imposto
sobre vendas
A identificação destes custos e sua classificação correta nos ajuda a encontrar o ponto de equilíbrio do seu negócio, ou seja, a quantidade de produtos e/ou serviços que deverão ser vendidos para que sua empresa passe a gerar lucro.
Em breve postarei como encontrar o ponto de equilíbrio.
Dica importante: Muitos empreendedores misturam as finanças pessoais com as finanças da empresa e isto deve ser evitado ao máximo.
Qualquer dúvida ou comentário estarei à disposição.
Espero que tenha ajudado.
Um abraço
Álvaro Quintana
Post bastante elucidativo.
ResponderExcluirAchei a dica no final do Post muito importante. Os empreendedores precisam separar as duas coisas (finanças pessoais / finanças da empresa), a fim de evitar grandes transtornos.