quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Dicas de Livro - A ARTE DA GUERRA

Este livro é antigo, mas quando falamos sobre o tema estratégia é impossível não falar de A ARTE DA GUERRA.

Não sabemos ao certo se SUN TZU realmente existiu, mas o fato é que este texto foi escrito pelos guerreiros chineses a mais de 2500 anos e chegou até a idade contemporânea. Muitas versões do livro foram escritas e até transportadas para o mundo corporativo e de fato muitas lições abordadas por este General Chinês servem de exemplo para o nosso cotidiano. Uma destas lições que mais me chamou a atenção foi a seguinte:

" O rei de Wu tinha algumas contendas com o rei de Tchu. Eles estavam prestes a se engalfinharem numa guerra aberta e, de ambas as partes, corriam os preparativos. Sun Tzu não quis ficar de braços cruzados. Persuadido de que o personagem de espectador não fora talhado para si, apresentou-se ao rei de Wu, solicitando ingresso em suas hostes. O rei, feliz por um homem de tal mérito tomar seu partido, acolheu-o de bom grado."

Assim a história começou, mas resumindo temos que Sun Tzu disse que treinaria qualquer pessoa, caso fosse lhe dado total autonomia para isso. Então o rei mandou chamar suas 180 mulheres e como desafio mandou treiná-las e o chamasse quando o fato fosse consumado. Sun Tzu enfileirou suas comandadas e as indagou:
- Vocês estão sob meu comando e sob minhas ordens. Devem me escutar atentamente e me obedecer em tudo o que ordenar. Essa é a regra militar fundamental. Evitem infringi-la. A partir de amanhã, farão o exercício diante do rei, e deverão estar prontas.
- Sabem distinguir a frente das costas, e a mão direita da mão esquerda ? Respondam! Só recebeu como respostas umas gargalhadas. Mas como permanecesse silencioso e sério, as concubinas responderam em uníssono: - Sim, sem dúvida.
- Assim, prestem muita atenção ao que vou lhes dizer. Quando o tambor der um único golpe, permaneçam na posição atual, prestando atenção ao que está em sua frente. Ouvindo dois golpes, virem-se, de forma que a frente ocupe o lugar da mão direita. Quando soarem três golpes, virem-se, de forma que a frente ocupe o lugar da mão esquerda. Quando o tambor der quatro golpes, devem virar-se e a frente deve ocupar o lugar das costas. O que acabo de dizer pode não ter ficado claro. Repito: Um único golpe de tambor significa "Sentido!" Dois golpes, "direita,volver". Três golpes,"esquerda,volver". Quatro golpes, "meia volta". Repetindo; a primeira ordem que darei será esta: primeiramente farei soar um único golpe. Sun Tzu repetiu as instruções três vezes. Em seguida fez soar um golpe de tambor. A esse barulho, todas as princesas começaram a rir. Ele soou dias vezes, elas riram mais forte. O General sem perder a compostura, dirigiu-lhes a palavra: - Pode ser que não tenha me explicado claramente. Se aconteceu isso, a culpa é minha. Vou tentar remediar o fato... Então explicou mais três vezes, usando outros termos.
Ele fez soar o tambor. Soaram dois golpes. Em virtude da situação estranha e grave em que se encontravam, as mulheres esqueceram que era preciso obedecer. Após terem tentado controlar o riso que as sufocava, soltaram as mais vivas gargalhadas.
- Se eu não tivesse me explicado bem, ou se vocês não me tivessem afirmado, em coro, que tinham compreendido, não seriam culpadas. Mas lhes falei claramente, como vocês mesmas admitiram. Por que não obedeceram? Vocês merecem punição, e punição militar. No universo militar, aquele que não obedece às ordens do general merece a morte. Vocês morrerão. Sun Tzu ordenou que duas mulheres matassem as favoritas, que estavam à sua frente. Um guarda correu e avisou ao rei o que estava ocorrendo e o rei enviou uma ordem para proibir que Sun Tzu matasse as duas favoritas, sem as quais não podia viver.
O general escutou com respeito o emissário, mas não acedeu ao pedido do rei.
- O Príncipe faz a lei, mas não poderia dar ordens que aviltassem a dignidade com que me revestiu. Ele me encarregou de treinar suas 180 mulheres. Sagrou-me seu general: cabe a mim fazer o resto. Elas me desobedeceram, por isso morrerão. Então decapitou a sangue frio as duas mulheres. E, como se tivessem durante toda a vida exercido o ofício da guerra, as mulheres manobraram em silêncio e de forma impecável!

Tudo bem que na história a lição foi um pouco forte e cruel, mas a punição para os que não cumprem com o combinado tem SEMPRE que existir.

Um Abraço
Álvaro Quintana


0 comentários:

Postar um comentário