quarta-feira, 28 de agosto de 2013

SE QUISER AUMENTO, PARE DE FUMAR!!!

          Eu gosto muito da revista Vocês S/A, mas de vez em quando eles saem com umas matérias que soam um pouco estranho, como essa por exemplo: se quiser aumento, pare de fumar... (O pessoal de marketing da Souza Cruz que deve ter adorado essa mini matéria.)

          "Pessoas que pararam de fumar ganham salários mais altos do que aquelas que fumam ou nunca fumaram." Não parece esquisita essa pesquisa ? Parece mais um incentivo pra quem fuma parar de fumar. Desde quando o FED é centro de inovação e pesquisa ? Pelo menos eu nunca havia ouvido falar sobre isso. Concordo que o cigarro faz mal para a saúde, assim como o álcool, mas todos sabemos dos riscos à saúde e também não acho que o consumo moderado dessas drogas possam afetar no rendimento profissional, mas logicamente não devemos utilizar esses produtos durante o expediente de trabalho.

Muito daqueles profissionais, que de 20 em 20 minutos vão para a área de fumantes e acendem um cigarrinho, são realmente vistos com maus olhos pelos chefes imediatos e até mesmo pelo RH. O problema é que mesmo o "bicho pegando" essas pessoas não conseguem não fazer a maldita pausa.  Se isso afetar diariamente e diretamente no seu rendimento profissional, com certeza as pessoas irão cobrar os resultados desejados.

Será que esses dados não estão favorecidos pela queda considerável no número de fumantes por programas de incentivo do governo e da sociedade ? Será que não é uma mera coincidência ?


Por exemplo:

"O número de brasileiros que fuma regularmente está em queda. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), em parceria com a Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, a taxa de tabagismo no País foi reduzida em quase 50% nos últimos 25 anos. O número passou de 31% para 16,8% entre 1985 e 2010." 

Estes dados são do Brasil, mas é uma tendência mundial e só citei como exemplo, vale salientar que nos últimos anos esse tipo de incentivo vem aumentando (esses dados são de 2010). Acho no mínimo que este assunto trazido pela você S/A merecia um abordagem um pouco mais profunda.

Enfim pare de fumar que o seu salário vai aumentar. Será ? E quem não fuma, como eu, tem que ralar mesmo e tentar algum outro diferencial. Estudar e se manter atualizado é uma boa opção! :)

Acho que tem coisa mais importante para falar quando o assunto é tabagismo.

Segue o link com muitos assuntos abordados pelo INCA

http://www1.inca.gov.br/tabagismo/frameset.asp?item=atualidades&link=lista.asp


Um abraço
Álvaro Quintana


0 comentários:

Postar um comentário